segunda-feira, 26 de março de 2018

Câmara Municipal de Natal cobra celeridade na implantação do plano de cargos da saúde


A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública para discutir a implantação do plano de carreira dos médicos e a situação do concurso público para preenchimento de vagas para médicos. Durante o encontro realizado na tarde desta segunda-feira (26), participantes se comprometeram em colocar o plano em vigência ainda este ano.

O plano de cargos é considerada uma das peças chaves para realização do concurso público para preenchimento de 1.647 profissionais da saúde, sendo 761. Uma vez que a não implantação pode fazer com que algumas categorias como a dos médicos, tenham remunerações muito inferiores às praticadas no mercado, o que pode provocar um esvaziamento do concurso para médicos.

Para implementação do plano de cargos é necessário o envio do estudo de impacto financeiro que já foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas que ainda não foi encaminhado para a Secretaria Municipal de Administração (Semad). A adjunta da Saúde, Genilce Maciel, explicou que esse estudo de impacto já foi concluído e informalmente entregue à Semad, mas que está sendo providenciada a entrega formal. "O impacto está feito, mas para colocar em prática não depende só da SMS. A gente precisa ter o financeiro. Uma coisa é ter orçamento e a outra é ter financeiro. A SMS só não pode decidir que vai pagar. A gente precisa escutar a Semad, explicou.

O secretário Geormarque Nunes, adjunto da Semad, garantiu que o plano será colocado em prática ainda esse ano e que, só não foi colocado em prática por questões burocráticas. "Hoje é uma questão burocrática o encaminhamento e a implementação. A SMS já fez o levantamento e vai ser enviado à Semad e a Semad vai, por excesso de zelo, analisar. Depois vamos analisar ao Conselho de Desenvolvimento do Município (CDM). Em seguida encaminharemos ao Ministério Público de Contas. Transcorrendo tudo bem, colocaremos em prática. O concurso vai ser feito esse ano e o plano não só dos médicos, mas dos demais profissionais também, vai ser implantado ainda esse ano", afirmou.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© 2014 Blog do Emerson Miguel - Todos os direitos reservados.
Layout por: Fernando Hal.