terça-feira, 3 de setembro de 2019

Governo discute gestão de águas, segurança hídrica e lança plano de cursos no setor

 
A governadora Fátima Bezerra se reuniu com a coordenadoria do Fórum dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Norte na tarde desta segunda-feira, 2, para tratar da realização do 2º Encontro dos Comitês de Bacias do Estado. Os representantes entregaram à governadora o convite para a abertura oficial do evento, que está marcada para o dia 10 de setembro, no auditório da Reitoria da UFRN.
 
“Considero muito importante a realização do encontro para debater a gestão dos recursos hídricos no nosso estado e a atuação dos comitês e conselhos de bacias. Inclusive, o fortalecimento desses grupos e o diálogo sobre a gestão das águas está contemplado no nosso plano de governo. Os comitês tem um papel estratégico, é através deles que estabelecemos o contato com a sociedade em busca de soluções para as questões referentes a esse tema”, ressaltou a governadora.
 
Durante o encontro, que terá apoio do Governo por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Gestão de Águas (IGARN), serão debatidos temas como mudanças climáticas, desertificação, adutoras, segurança hídrica, abastecimento de água e desenvolvimento produtivo.
 
Os comitês de bacia fazem a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos envolvendo usuários, entidades civis e poder público. A Semarh atua como secretaria executiva dos comitês, auxiliando na logística e na qualificação técnica e apoiando por meio do Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas (Procomitê).
 
Capacitação
 
Na ocasião, a governadora lançou o Plano de Capacitação do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos do Estado, um projeto elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) em conjunto com o Instituto de Gestão de Águas do RN (IGARN) com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), que objetiva qualificar os servidores dos órgãos que atuam na gestão dos recursos hídricos para oferecer uma boa prestação de serviço público com mais agilidade e transparência.
 
O plano prevê a execução de 102 cursos e eventos que serão realizados até 2022 para formação e capacitação profissional dos servidores voltados à gestão dos recursos hídricos.
Participaram da reunião o procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marinho; o secretário da Semarh, João Maria Cavalcanti, e o adjunto, Carlos Nobre; o diretor geral do IGARN, Francisco Caramuru Paiva; e representantes de todos os comitês de bacias do Rio Grande do Norte: Pitimbu, Ceará-Mirim e Apodi-Mossoró.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© 2014 Blog do Emerson Miguel - Todos os direitos reservados.
Layout por: Fernando Hal.